Em preparação para o ano letivo de 2024, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza, nesta quarta e quinta-feira, 6 e 7/12, a “Jornada Pedagógica 2024”. O evento acontece no auditório da Semed, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, e conta com a participação da equipe gestora da pasta, chefes e gerentes das Divisões Distritais Zonais (DDZs).
A Jornada Pedagógica é desenvolvida pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege) e busca proporcionar momentos importantes de aprendizagens, reflexões e debates sobre os assuntos e estratégias pedagógicas que nortearão o planejamento das ações e procedimentos que serão realizados durante o ano letivo.
A secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, esteve no evento e falou que também aprende bastante com a jornada. “Não são somente os professores que aprendem durante as jornadas, eu também me aproprio de todas as informações recebidas e tenho aprendido mais a cada dia. Acompanhar as ações do pedagógico é algo que me faz vibrar, tudo é muito bem pensado para, quando chegar na sala de aula, os resultados sejam os melhores e para isso existe uma equipe grande trabalhando”, declarou Dulce.
Durante os dois dias serão repassadas orientações pedagógicas que fomentam o desenvolvimento de políticas públicas, programas e projetos que alicerçam o processo de ensino aprendizagem da educação básica, que contribuem para a promoção de uma educação de qualidade para os estudantes de todos os níveis e modalidades da rede municipal de ensino.
Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram apresentadas todas as ações e projetos que serão desenvolvidos no próximo ano. “Durante a jornada apresentamos todas as ações e projetos que vamos desenvolver com os nossos alunos da EJA, tudo isso em busca do sucesso e fortalecimento do ensino desses alunos no município de Manaus e focando também no processo de matrícula, que acontece duas vezes por ano”, explicou a gerente da EJA, Alina Bindá.
Já a educação indígena apresentou duas novidades que acontecerão em 2024. “Para 2024, vamos continuar com os mesmos projetos que já desenvolvemos, como a roda de anciãos, alfabetização e letramento bilíngue, os jogos indígenas e a grande novidade será a atividade que vamos desenvolver com a participação de um guia que estará nas escolas e mostrar como recepcionar um aluno indígena e também um intercâmbio cultural com outros Estados do Brasil”, informou a gerente da GEEI, Eneida Afonso.
— — —
Texto – Érica Marinho/ Semed
Fotos – Matheus Perdiz/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjB64o9